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Redes eletrônicas e necessidades informacionais, integradas para evidenciar comportamento de busca e uso da informação e compreender o papel dessa tecnologia no ambiente universitário, são os objetivos desta tese.
Dividida em três partes, enfoca primeiro o plano metodológico. A seguir, dois estudos de revisam fundamentam o trabalho: (1) ratreando a evolução de redes eletrônicas internacional e nacionalmente para sistematizar a matéria; (2) evidenciando pontos tradicionais de estudos de necessidade de informação para alcançar aqueles centrados no usuário. Na terceira parte apresenta pesquisa peculiar, em ambiente da USP cujo Instituto de Física constitui o universo de observação.
Por meio de correio eletrônica é perscrutada a conduta de busca e uso da informação de 87 usuários da rede local do IFUSP, no período outubro/novembro de 1994. A abordagem metodológiga utilizada é adaptada do Sense-Making de Brenda Dervin, uma abordagem alternativa ou da percepção, que tem o usuário como objeto de pesquisa.
Submetidos a três tipos de análise, os resultados obtidos assim se configuram: (a) utilização das redes: tempo de experiência, freqüência, propósitos, barreiras e dificuldades, treinamentos; (b) busca e uso da informação: contexto de uso, natureza e foco das necessidades de informação, estratégias empregadas para solucionar problemas, esforço dispendido para localizar respostas às necessidades, expectativa de uso da informação, recursos informacionais utilizados, completeza e satisfação com as respostas obtidas e fontes efetivas de auxilio e (c) necessidades de informação não-solucionadas: contexto de uso, natureza e foco das necessidades, expectativa de uso e estratégias para solução.
Ponto significativo da pesquisa foi a categorização de usuários em 4 grupos, conforme as etapas gradativas do seu desempenho no uso das redes: fase 1 - descobrindo a existência das redes eletrônicas e seus benefícios; fase 2 - já utilizando as três funções básicas da rede (correio eletrônico, ftp e telnet), porém de modo restrito, apenas usufruindo mais agilmente os recursos computacionais locais; fase 3 - buscas de solução a questões imediatistas, pontuais e de caráter variado; fase 4 - uso denotando experiência, segurança nas várias funções da RE. Dessa categorização e pelas freqüências observadas em cada fase, infere-se que as redes eletrônicas têm sido utilizadas mais como um instrumento de comunicação do que real fonte de informação.
Similaridades nos procedimentos de busca e uso da informação entre os grupos estudados contribuiram também para delinear o perfil de necessidades informacionais de comunidade acadêmica que utiliza redes eletrônicas.
Para otimizar u uso das RE, sugere-se o desenvolvimento de estudos específicos das necessidades dos usuários; serviços pertinentes a essas necessidades; programas de capacitação de profissionais intermediários entre serviços e usuários finais, de formação em serviço e treinamento de usuários.
Palavras-chave:
Redes eletrônicas / Necessidades de Informação / Sense-Making
Approach / Internet / BITNET.
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